domingo, 15 de fevereiro de 2009

ONDE VOCÊ ESTAVA UM ANO ATRÁS?




Eu estava vivendo um sonho antigo: visitando Paris. Sim, fui para lá a convite da empresa para acompanhar um evento de PR. Acho que foi o trabalho mais prazeroso que vivenciei em toda minha vida. Arrisco dizer que depois de Paris comecei a enxergar muitas coisas de forma diferente, principalmente com relação a minha então mal compreendida solidão.

Como naquele tempo não cogitei fazer um blog para contar minhas peripécias francesas, decidi fazer isso agora em comemoração ao aniversário desta viagem fantástica. E vou começar contando qual foi a primeira coisa que avistei assim que o táxi foi me pegar no aeroporto. É claro que foi a Torre Eiffel. Mas ela merece um capítulo a parte. Agora, vou me atentar ao bairro e ao hotel em que fiquei junto com os jornalistas convidados para o evento.

O bairro era Saint Germain des Prés e o hotel o Lutetia. Acho que nunca fiquei em um local tão chique. Devo dizer que começar minha estadia em Paris pelo lado badalado da cidade foi muito bom. É neste bairro onde estão localizadas as grifes francesas, os charmosos cafés (se bem que estes cafés estão por toda parte...), a Catedral de Notre-dame, galerias de arte, livrarias e sebos. Tudo isso em meio aos prédios históricos que dão o tão comentado charme a Paris.

Desde o século XVII este bairro é considerado o mais intelectual da Cidade Luz. Pelos cafés de Saint German des Près já passaram pessoas ilustres como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, François Truffaut, entre outros. Minha primeira taça de vinho em solo francês aconteceu exatamente no Café de Flore, sentada quem sabe ao lado de algum político ou jornalista importante da atualidade.

Amei Saint German dês Près. Parada obrigatória para quem gosta de ler, divagar, pensar, filosofar e…comprar.

Nenhum comentário: