sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ah se eu fosse uma rainha...

Quando eu era pequena imaginava um dia ser rainha. Obviamente, não consegui! Mas hoje pude chegar perto de saber como elas viviam lá no século XVI. Fomos passear no Vale do Loire, uma região linda próxima a cidade de Blois, onde estão localizados diversos chateaus, mais conhecidos no Brasil como castelos.
Foi a primeira vez que usamos o nosso passaporte Eurorail. Depois de uma certa tensão já que não sabíamos exatamente onde e como pegar o trem, fizemos uma viagem de quase duas horas a Blois. A cidade em si já valia o passeio. Mas muito mais estava por vir. Ao chegar a estação, pegamos um ônibus que levava a três castelos: Chambord, Cheverny e Blois. O motorista era bem bacana e, apesar de não ter cara de francês, era da região e falava o idioma bem devagar só pra gente entender... ah, e um detalhe: ele era gato de tudo!
A primeira parada foi no Castelo de Chambord que foi construído no século XVI pelo jovem rei Francisco I com o objetivo de ser um retiro de caça. Mas o pobrezito chegou a usufruir do espaço somente 72 dias e morreu antes da obra ser acabada. Passaram por lá depois dele muitos reis, rainhas e duques. O castelo tem 156 metros de comprimento, 56 metros de altura, 77 escadas, 282 chaminés e 426 divisões. Um desbunde!
Depois de Chambord passamos também por Cheverny e por Blois, dois outros castelos muito lindos!
De volta a Paris, hora das compras: fomos às famosas Galerias Lafayette. Não sei por que tenho um problema com lugares com muitas opções! Olho, olho, olho e acabo não levando nada! Para não dizer que saí de mãos abanando, comprei uma base de maquiagem com ingredientes de fruta e um blush rosa antigo super charming, ambos da Borjois.
Amanhã tem mais. É o dia de conhecermos Giverny e os famosos Jardins de Monet. Estou curiosa!

Um comentário:

Melissa disse...

Tinha que paquerar o busdriver, heim????hahahahah