sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bon jour Paris!






Nosso primeiro dia em Paris começou às 13 horas do domingo. A ansiedade era enorme, pois teríamos que enfrentar algumas barreiras ao mesmo tempo: idioma diferente, transporte até o hotel, encontrar o hotel propriamente dito... Serait très dificile!
Eu particularmente estava muito tensa pois era a única que entendia um pouco mais de francês e sabia que os franceses não eram muito fãs de inglês. Como não tinha dormido muito bem no vôo já que a turbulência nos acompanhou praticamente do Brasil a Portugal (ultimamente tenho estado sensível a viagens aéreas!) meus miolos não estavam funcionando muito bem. Mesmo assim, o primeiro contato com um nativo foi feito no idoma dele. E não é que a mocinha do balcão de informações me entendeu? É claro que até o final da conversa, o inglês teve que entrar em ação, mas já fiquei bem feliz por ter me comunicado bem em francês!
Fomos ao hotel usando um ônibus e um metrô. Já nestes primeiros contatos com o transporte público parisiense sentimos o quanto as aulas de musculação são importantes para este tipo de viagem! Apesar de ter muitas linhas de metrô disponíveis – o que facilita muito a vida de quem mora e de quem está visitando a cidade – os viajantes sofrem com suas malas porque são poucas as estações que possuem escadas rolantes ou elevadores. E lá fomos nós com nossas lindas e pesadas malas de rodinha atravessar trezentas mil escadas dentro de cada estação (o lugar pra ter escadas, meu Deus!)
Ao chegarmos ao hotel (cerca de uma hora depois de desembarcarmos no aeroporto de Orly) já saímos para explorar Paris! A primeira parada foi no bairro de Monmartre (cenário do filme Amelie Poulan) onde visitamos a igreja de Sacre Couer e admiramos a cidade vista de cima. Eu particularmente sou muito fã desse bairro. Pena que o tempo curto não permitiu explorarmos mais o local. Ah, e adivinhem quem encontramos na igreja? Gustavo Kuerten e família! Engraçado né?
Já passava das cinco horas quando deixamos Monmartre rumo ao Rio Sena. Como estávamos um pouco cansadas da viagem, decidimos pegar a primeira noite de Paris para conhecer a cidade de dentro do famosos Bateau Mouche. O passeio foi encantador porque conseguimos enxergar os principais pontos turísticos da cidade de dentro do rio e terminar a noite em um ônibus para ver a Cidade Luz devidamente iluminada.
Para fechar a noite com chave de ouro demos uma passadinha na Champs – Elisèe para ver o Arco do Triunfo iluminado. E como não sou de ferro, aproveitei que estava lá e dei uma chegada na deslumbrante Sephora. Aquela loja me deixa maluca! Pena que sou mão de vaca! Acabei saindo de lá só com uma sombrinha preta básica. Já minha irmã fez a festa nos pincéis...

Nenhum comentário: