quarta-feira, 7 de julho de 2010

Florença - direto do Brasil




As férias acabaram e, como vocês podem perceber, o meu tempo ficou escasso para atualizar o blog. Já faz quase duas semanas que voltamos da Europa e só hoje consegui entrar para escrever sobre estas três cidades que representaram tão bem a parte mais cristã da viagem.

Chamei Florença, Perugia e Assis de circuito das igrejas porque durante os dias em que estivemos nestas lindas cidades visitamos muitas, mas muitas igrejas mesmo. Lindas, cada uma mais grandiosa que a outra... e todas as vezes que eu entrava em uma sentia uma paz interior muito grande.

Sou católica, mas não costumo muito ir a missas por aqui. Uma amiga me disse que nem o padre MArcelo Rossi teria cumprido um itinerário tão robusto quanto este que fizemos. Foi muito bacana.

Florença, ou Firenze como dizem aqui, é a capital da Toscana e cidade natal de nomes conhecidos como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Maquiavel, Galileu Galilei e muito outros. Aliás, o ponto alto da nossa visita a cidade foi exatamente a visita a igreja Santa Croce, onde estão os restos mortais de quase todos estes famosos! Conhecida como "Cemitério dos Gênios", a igreja é enorme e os túmulos não só deles mas também de grande parte da burguesia, inclusive da família Médice, estão espalhados por todo o local. Seu interior é grandioso e há belíssimos trabalhos no teto com obras de Rosselino, Vasari, Taddeo Gaddi e Michelozzo, além dos afrescos de Giotto contando a vida de Sâo Francisco.

Ainda em Florença, visitamos a igreja Santa Maria del Fiore. Aliás, nosso hotel (diga-se de passagem com o elevador mais antigo onde já andei na minha vida!) ficava ao lado deste santuário que é considerado o Duomo de Florença. A construção demorou "só" 575 anos para ser finalizada. Quem paga os 5 euros para visitá-la fica deslumbrado com os vitrais reproduzindo as cenas do juizo final e com o afresco que mostra Dante Alighieri segurando a Divina Comédia tendo ao fundo Floren~ca, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Não disse que a Europa é pura história? Você sai zonza de tanta cultura! Parece que todo lugar que eu visitava eu me lembrava das minhas aulas do colegial que eu nunca conseguia gravar!

Logo em frente a Santa Maria del Fiore está o Battistério, uma construção octagonal, com cúpula em forma de pirâmide com três portas de bronze representando passagens bíblicas. O local foi feito para receber a pia batismal onde Dante foi batizado e também o túmulo do Papa João XXIII, que nada tem a ver com o gordinho que comandou as reformas da igreja católica. É no Battistério onde se encontra a famosa porta que Michelangelo considerava digna de ser a porta do Céu que retratavam Adão e Eva.

Espetacular!

6 comentários:

Paula disse...

Amiga, essas fotos me trazem ótimas recordações! Conheço essa cidade com a palma da minha mão, andei muito por aí. Tenho certeza que vcs nunca vão esquecer o cheiro de Florença. beijo grande.

Leslie disse...

Verdade amiga. Adorei Florença! Pura história. É simplesmente demais vivenciar de perto tudo o que a gente só vê em livros...

Fabi disse...

Oi Lé!! Imagino que a vida tá corrida, mas já estava sentindo falta dos seus textos. E haja memória pra gravar tanta história assim, hein. Lindo lugar mesmo e imagino que deva ter sido uma delícia passar por tantos lugares 'santos' como esses. Posta mais, tá. Só assim pra eu conhecer o mundo: com as viagens dos amigos!!! Hehehe. Bjão Gde da Fabi
Ah, Toscana é bonito como mostra no filme: Sob o sol de Toscana???

Leslie disse...

Oi Fabi! Sim, Toscana é linda como no filme e como na novela Passione! A viagem voi inesquecível! bjs e obrigada por me seguir!

Fabi disse...

É verdade, tinha esquecido que a novela também se passa na Toscana!!! Lugar gostoso, aconchegante e convidativo! É assim que imagino que seja!!!
Beijão :)

Unknown disse...

Leslie, onde é esta ultima Igreja
? é linda!