quarta-feira, 23 de junho de 2010

Itália: Circuito das Igrejas

Nossa viagem pela Itália continua e estou escrevendo agora direto de Roma, literalmente ao lado do estado maior da igreja católica: o Vaticano.
Na verdade, estamos fazendo o circuito das igrejas desde Florença. Ainda vou escrever um texto só sobre essa cidade linda, berço do Renascimento, mas decidi fazer essa edição extraordinária hoje porque vivemos o ápice da nossa viagem há algumas horas: tivemos uma audiência com o Papa Bento XVI. Sim meus amigos, ficamos cara a cara com a autoridade máxima da igreja católica e ainda recebemos uma benção toda especial junto com pessoas das mais diversas nacionalidades.
Não esperava encontrar o Papa de pertinho. Achava que ele só aparecesse de domingo. Mas não. Chegamos cedinho ao Vaticano e minha mãe entrou na fila para pegar as entradas desta audiência, que acontece todas as quartas, às 10 horas. Foi super simples e, o mais legal, de graça.
Tinha gente de todos os cantos do mundo e, por mais que este Papa não tenha o mesmo carisma que o João Paulo II, deu para ver o quanto as pessoas o tratam como celebridade. Antes dele entrar no salão de conferência, todos gritavam seu nome como se estivessem esperando um astro do rock! E quando ele entrou, foi aquele fuzuê! O mesmo não aconteceu quando ele começou a falar. É impressionante como as pessoas não prestam atenção aos sermões! Parecia que o que todos queriam mesmo era o melhor ângulo da foto.
Mas foi muito legal. Nos sentimos especiais por estarmos aqui. Mais do que isso, nos sentimos abençoadas.
Depois deste encontro inusitado, conhecemos todo o Vaticano: praça de São Pedro, basílica de São Pedro, as tumbas dos papas, a tumba do próprio São Pedro Apóstolo. É tão interessante chegar perto de algo que até outro dia parecia tão distante e irreal pra gente! O mesmo sentimento tivemos dois dias atrás em Assis, cidade onde nasceu e viveu São Francisco de Assis e Santa Clara. Mas essa história merece também um post especial. Já posso adiantar que a emoção rolou solta em Assisi...
Sexta-feira já estaremos voltando para o Brasil. Ainda há muito o que escrever, mas digo de antemão que esta foi, sem dúvida nenhuma, uma viagem de tirar o fôlego em todos os sentidos. Estamos todas felizes e certas de que teremos história para contar para os nossos netos e bisnetos...
Inté!

Nenhum comentário: