segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TESTEI E APROVEI O JEITO BRASILEIRO DE FAZER FESTAS DE ANIVERSÁRIO NO CANADA

Se existe uma coisa que eu admiro muito a respeito dos meus amigos brasileiros moradores de Toronto é a coragem.  Quem está passando por isso que o diga... Estou de férias este mês aqui nas terras geladas do Canadá graças a gentileza dos meus queridos Paula e Mauricio que me receberam com todo carinho em seu lindo apartamento em Toronto. Tenho até um quarto só para mim com direito a colchão de ar king Size! Chique de doer... 
Mas voltando ao assunto, tenho acompanhado desde o início a saga da Paula e do Mauricio através de e-mais, telefonemas e do blog que a Paula mantém desde antes de sua saída do Brasil. E sei o quanto a vida do imigrante é dura. Eles já estão aqui há dois anos e são sobreviventes! Quem sai do lar doce lar do Brasil para viver em um outro país, em uma outra cultura, sai em busca de qualidade de vida. Conseguem, mas como tudo na vida, a duras penas. 
Enfim, quem tiver a curiosidade de saber mais sobre esta história é só dar um pulo lá no blog da Paulitcha. 
O que eu quero falar mesmo é sobre as festas de aniversário que os brasileiros que vivem por aqui fazem para se divertir, para conversar e para se reernegizarem relembrando um pouco o calor da terra natal. Quando brasileiros se unem em torno de uma mesa, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, pode apostar que só sai alegria. Foi exatamente isso que vi na festa de aniversário da Paula e de mais duas de suas amigas que aconteceu no último sábado. Bexigas, bolo de chocolate com morango, snacks com patê, sanduiche de metro e, é claro, pão de queijo fresquinho e brigadeiro com granulado Garoto. Itens comuns nas festas do Brasil, certo? Correto, mas o significado de todas estas guloseimas tão simples para nós é bem diferente por aqui.
Tirei algumas conclusões bacanas deste momento aniversário que vou levar de Toronto para minha vida no Brasil:

- amigos são tudo, especialmente quando se vive em outro mundo. Neste caso, amigos podem significar inclusive um pouco do cafuné da mãe e do  colinho do pai que ficaram no Brasil

- pão de queijo e brigadeiro são comuns no Brasil, mas aqui no Canadá são como pó de pirlimpimpim: servem para levar, mesmo que por alguns segundos, os "brasilenses" (como eu carinhosamente apelido os brasileiros que imigram para o Canadá) para uma viagem de lembranças...

- valorizem e usem os salões de festa de seus condomínios (caso vocês morem em um)! Por aqui, para fazer um festinha, você tem que pagar umas doletinhas

Testei e aprovei de verdade a maneira pela qual os brasileiros fazem para trazer um pouco do aconchego do Brasil para suas vidas aqui no Canadá.

Da  minha parte, só posso desejar boa sorte sempre para todos aqueles que fizeram como a Paula e o Mauricio: foram em busca do sonho e continuam batalhando por ele a cada dia. 



Um comentário:

Paula Regina disse...

Querida,
Saiba que é sempre um enorme prazer ter você ao nosso lado. Agora que vivemos longe do Brasil mais especial ainda ficam os momentos que passamos juntos. Aproveite bem o natal branco e cheio de neve que você vai passar por aqui conosco, afinal de contas você nunca esteve tão perto da casa do papai noel!