quarta-feira, 15 de julho de 2009

BICICLETA SUBSTITUINDO ONIBUS EM SÃO PAULO?

Sim. É exatamente esta a proposta, meus amigos. O aluguel de bicicletas em algumas estações de metrô aqui de São Paulo começou no ano passado mas só no domingo, quando passei em frente a estação Carrão e vi um dos bicicletários inaugurados, me dei conta de que o projeto realmente está acontecendo. Apesar de achar que ainda há muito o que melhorar no trânsito paulista para eu me aventurar na "magrelinha", acho que esta foi uma das iniciativas mais bacanas do governo do Estado. O objetivo principal da ação - que segundo os organizadores é de caráter permanente - é estimular o uso da bike e desafogar o metrô, carinhosamente conhecido como "lata de sardinha dos paulistanos".
Funciona assim: para distâncias mais curtas, o usuário aluga a bicicleta em uma das estações de metrô (a primeira hora hora é grátis) e pedala até seu destino final. Assim, além de economizar o dinheiro da passagem, ele faz exercício físico, ajuda o meio ambiente e não se estressa com o empurra empurra e aperto aperto dos vagões. Para cada hora adicional, o aluguel é de R$2 e o pagamento é feito através do cartão de crédito. O esquema é bem semelhante ao existente em Paris e que vem dando certo desde 2007. A diferença é que Paris é menor, tem menos gente e as distâncias entre os locais não têm nem comparação às de São Paulo...
Confesso que se São Paulo tivesse ciclovias suficientes (são apenas 10,5 km de ciclovias fora dos parques!), segurança eficiente capaz de minimizar assaltos e motoristas educados que respeitassem o ciclista (a CET se recusa a oferecer dados atuais sobre acidentes envolvendo ciclistas, mas sabe-se que só em 2006 mais de 80 pessoas morreram vítimas de acidentes)eu seria uma das adeptas mais fervorosas da nova modalidade.
Mas como São Paulo não tem nada disso, vou ter que me conformar com o trânsito caótico, com a poluição que eu provoco e com os motoboys insanos devoradores de retrovisor... Uma conformidade que eu observo sentada dentro do conforto do meu automóvel cujo financiamento de três anos acabei de pagar recentemente. É o preço que a gente paga por morar em uma cidade grande no Brasil.

Um comentário:

Paula Regina disse...

Pelo menos é uma tentativa do governo né amiga? Quem sabe em algumas décadas SP não ganha mais ciclovias, mais árvores e menos carros? não custa sonhar não?
bjs