terça-feira, 14 de julho de 2009

QUAL A MINHA VANTAGEM COMPETITIVA?

Há muito tempo venho tentando descobrir como vou fazer para me diferenciar no mundo competitivo da comunicação! Faço pós daqui, curso dali, mas sempre saio com aquela impressão medonha de não ter aprendido nada de novo. Para quem tem paixão pelo que faz, se sentir parada no tempo é a pior coisa do mundo! Por isso, sempre tento estar com um olho no presente e outro lá na frente (Adoro, quando as rimas acontecem por acaso...)
Acabei de participar de um curso de educação continuada da Fundação Getulio Vargas que me possibilitou um contato bacana com profissionais do mercado. Apesar de ser chamado de curso, o Bridge to Business Administration: Competências para Alto Desempenho foi uma série de palestras que mesclavam teoria e prática. Confesso que para quem já está há sete anos vivenciando o dia a dia de uma multinacional muitas coisas choveram no molhado para mim. Mas gostei bastante dá forma como o curso foi organizado. Eles acertaram ao desenvolver o conceito puxando para o papel estratégico que a comunicação deve exercer nas empresas. Infelizmente, pode parecer estranho, mas não são todas as organizações que consideram a comunicação como ferramenta de negócio. E quando falo comunicação, é comunicação como um todo e não partes dela como PR, propaganda, merchandising, etc... Quem trabalha com alguma destas ferramentas sabe o quanto deve-se evoluir ainda...
O mundo mudou e o jeito de fazer marketing também. Atualmente, o consumidor tem assumido um papel tão importante nas estratégias das empresas que não raro, quando novas ferramentas de relacionamento aparecem, as empresas saem em disparada querendo tirar a sua lasquinha. É aí que a comunicação ganha ainda mais importância.
Hoje participei de um seminário bem interessante sobre mídias sociais oferecido pela ABA e que teve como palestrantes profissionais da I-Life, uma agência especializada no assunto. Se você tem um perfil no orkut, você faz parte de um tipo de midia social. Se você escreve um blog, você também já está conectado neste mundo. Se você é adepto do twitter saiba que está participando da mais nova mania da blogosfera mundial... sim, estamos todos conectados uns aos outros através destas novas mídias. E as empresas precisam entender como falar e como usar estas ferramentas para conquistar cada vez mais o seu consumidor.
Eu, enquanto profissional da comunicação,estou adorando participar desta nova revolução. Parece que foi ontem que a internet chegava ao Brasil... naquela época, saber mandar um e-mail já era considerado o must. Agora, os tempos são outros... na guerra da comunicação corporativa quem não souber twittar será engolido pela concorrência...

Nenhum comentário: