segunda-feira, 21 de junho de 2010

A beleza natural da Suiça

Para quem acha que Europa é só igreja, museu e história antiga tente incluir no seu roteiro a Suíça, mas especificamente a cidadezinha de Interlaken. Eu, particulamente nunca tinha ouvido falar até o momento em que começamos a pesquisar os roteiros da nossa viagem. Escolha feita e acertada.
Inicialmente, nossa idéia era passar somente um dia por aqui e outro em Lucerna. Mas aí, minha irmã sugeriu brilhantemente que cancelássemos Lucerna e ficássemos dois dias curtindo a paisagem de Interlaken que conseguiu nos conquistar ainda no Brasil através da Internet. Foi a melhor decisão que tomamos.
Chegamos à bucólica cidadezinha encravada nos Alpes Suiços na manhã de terça feira com um tempo nem muito frio, nem muito quente. Deu até para colocar um short, coisa até então rara em nossa viagem. Já da janela do trem que nos trouxe de Viena conseguimos enxergar exatamente o que nos esperava: dois dias de puro paraíso. Para se ter uma idéia, assim que acordamos em nossa cabine (porque a viagem foi longa e em um trem noturno) a primeira coisa que fizemos foi levantar a cortina e dar de cara com as montanhas dos Alpes com aquela neve eterna em seu topo!
Para chegar a Interlaken ainda tivemos que pegar dois trens. E as paisagens iam se modificando a cada minuto. Um rio de uma água verde esmeralda, daquelas só vista em cenários de filmes, começou a nos acompanhar. Aos poucos aquelas casinhas lindas que parecem de boneca surgiam no meio das montanhas, o que me fazia pensar em como aquelas pessoas deveriam acordar todos os dias mais felizes só por terem essa vista da janela do quarto. Ou não, vai saber... tem gente que não gosta de tanta paz...
Ao chegar na cidade fomos direto ao hotel. No próprio ônibus que pegamos na estação de trem descobrimos que os hotéis de lá ofereciam aos turistas um Day Pass que dava direito a transporte público de graça durante toda a estadia do hóspede. Comecei a me encantar ainda mais! Durante os dois dias ficamos em dois hotéis diferentes. O primeiro era bem rústico, o banheiro não tinha sequer uma janela! Já o segundo era um rústico mais chique, digno de um hotel construído há mais de 100 anos. Tinha até um Night Club dentro dele! Mas o que realmente valia a pena neste local era a vista: ficava bem em frente a uma dos lagos da cidade, aquele das águas verde esmeralda...
Queríamos aproveitar cada segundo em Interlaken! Nossa idéia era fazermos o passeio a Jungfraupark, onde está localizado o pico mais alto da Europa com 4.158 metros de altitude. Mas descobrimos que para ir até lá precisaríamos desembolsar cada uma cerca de 100 euros. Como o tempo não estava colaborando e insistia em ficar cheio de nuvens, decidimos fazer um passeio mais curto até o povoado de Mürren, onde também teríamos uma vista linda do morro e poderíamos observar o estilo de vida das pessoas que moram lá.
Devo confessar: foi a paisagem mais linda que já vi, pelo menos até agora, em toda minha vida! E olha que já viajei um pouquinho pelo mundo! Fomos surpreendidas não só pela imponência e beleza dos morros que formam os Alpes, mas também pela formosura e colorido das flores que começam a enfeitar os campos do vale. Não dá para descrever no teto que foi tudo aquilo que vimos. Mas vocês verão as fotos, prometo.
Ainda fomos visitar algumas cachoeiras que se formavam graças ao gelo que descia do topo dos Alpes e um castelo medieval autêntico com mobília da época e até armaduras e espadas daquelas dos filmes.
Infelizmente não conseguimos ver o céu azul da primavera Suiça. Ficamos sabendo que uma semana antes o calor estava infernal! Mas valeu a pena mesmo assim. Afinal, como disse minha irmã, se não estivesse frio não seria a Suíça que até então conhecíamos... mas, que as fotos ficariam com outra cara se o sol estivesse brilhando ah ficariam...
Estamos chegando a etapa final da nossa viagem: Itália. Na verdade, escrevo este texto de dentro do trem que está nos levando a Verona, terra de Romeu e Julieta. Estou louca para colocar minha cartinha pedindo um Romeu perto da estátua da Julieta. Quem sabe ela pode dar uma ajudinha pra Santo Antonio?

Nenhum comentário: