segunda-feira, 21 de junho de 2010

A surpreendente Praga

Chegamos em Praga - ou Praha como chamam por aqui - já passava das dez da noite. Só uma rápida olhada pela janela do metrô que nos levou ao hotel bastou para percebermos que precisaríamos de pelos menos uns dois dias para ver tudo o que tinha para ser visto ali! Mas não tínhamos todo esse tempo...
Por isso, para quem pensa que fomos direto pra cama, ledo engano. Logo que chegamos ao charmoso hotel Salvatore já fomos nos informar com o simpático recepcionista como poderíamos aproveitar as poucas 12 horas em que passaríamos na cidade a partir da manhã seguinte. Estávamos com sorte. Chegamos exatamente em um dia em que acontecia o Night Museum, onde os principais museus da cidade e os mais famosos pontos turísticos – inclusive o antigo palácio real – ficariam abertos até meia noite. É claro que a cama poderia esperar um pouco mais.
Lá fomos nós de ônibus (com o nosso passe 24 horas que nos dava direito a andar nos metrôs e ônibus da cidade por um dia) para conhecer a iluminada Praga durante noite. A cidade estava fervendo! Turistas e moradores se misturavam e lotavam os transportes públicos àquela hora da noite! E como Praga é bonita! Nem mesmo a chuva que despencou assim que saímos do hotel estragou a beleza do lugar.
Fomos direto ao Castelo de Praga que fica ao lado da surpreendente St. Vitus Cathedral. Toda em estilo gótico, a igreja impressiona pelo tamanho e pela arquitetura. Sabe aqueles castelos que a gente constrói na praia com a areia molhada cujos pingos reproduzem as torres? Pois a igreja e o castelo de Praga são a reprodução fiel destes castelos infantis só que de verdade e não correm o risco de desmoronar, já que estão lá há séculos. Na verdade, Praga é uma das poucas cidades que não sofreram bombardeios durante as guerras e por isso conseguiu preservar muitas de suas riquezas!
Ficamos ali, admirando cada pedaço daquelas construções e tirando as mais fantásticas fotos de todos os ângulos. Fomos dormir mais de duas da manhã para acordarmos às sete, já que decidimos fazer um tour de quatro horas com uma agência local para que pudéssemos ver pelo menos os principais pontos sem correr o risco de nos atrasarmos para o próximo destino.
Foi realmente a melhor coisa que fizemos! Saímos às nove horas do hotel em uma van com um guia que falava espanhol e passamos por diversos locais interessantes. Praga é a cidade com mais quantidade de torres e campanários da Europa! São ao todo 460 torres, todas com uma arquitetura que varia do medieval, barroco e gótico. É também uma das cidades com mais igrejas, cerca de 200 no total. São 1.130 m2 de palácios construídos em todos os estilos desde o século XVI.
Depois de visitarmos a pé toda essa beleza real, fizemos um passeio de barco pelo rio Vltava - que cruza a República Tcheca de Norte a Sul se unindo ao Rio Elba. Foi uma sessão de fotos impressionante com as paisagens de Praga vistas de outro ângulo. Neste passeio tivemos a oportunidade de conhecer a ponte Carlos I, construída a pedido do próprio para unir o Palácio aos seus súditos. A ponte é toda de pedra e demorou anos para ser construída! Passamos também pelo bairro judeu para ver algumas das mesquitas da cidade e pela cidade velha, onde o principal ponto turístico é o famoso relógio astronômico de Praga, localizado na Tyn Church. A cada hora cheia, os sinos tocam e os doze apóstolos de Jesus saem com seus rostos para fora da torre da igreja. O lugar fica salpicado de gente só para conferir este cuco diferente!
Foi aqui na cidade velha também que vimos o primeiro telão montado para as pessoas assistirem a Copa do Mundo. Mas até agora, nada comparado ao entusiasmo dos brasileiros – esse um assunto para outro post. Ah, e ia me esquecendo. Foi também em Praga que tive minha primeira e, até agora, única discussão em inglês. Foi com um tcheco estúpido que me vendeu um cachorro quente que custava cinco euros e não queria me voltar o troco, já que tinha dado dez. Gritei com ele em inglês e quase chamei a polícia. Diante dos rostos estarrecidos de seus outros clientes, o infeliz resolveu me dar o troco antes que eu espantasse a clientela. Tá pensando o que? Só porque não falo alemão pensa que pode me engabelar? Comigo não violão!
Para os amantes de cerveja, Praga é o lugar! A principal produção agrícola da região é de cevada e lúpulo! Mas a indústria turística é uma das principais fontes de renda da cidade. Passam por lá cerca de seis milhões de turistas por ano.
Amamos Praga! Além de ser uma cidade linda, foi onde encontramos o metrô mais fácil de entender, o hotel mais charmosinho, o recepcionista mais simpático e disposto a ajudar. Infelizmente não pudemos visitar todos lugares como queríamos: a Catedral de St Vito (aquela que fica do lado do castelo), por exemplo, só abria às 11 horas e a igreja do Menino Jesus de Praga só conseguimos ver de longe... mas, certamente, essa Praga é uma cidade que merece uma outra chance!
Próxima parada: Viena.
Até mais!

Nenhum comentário: